Blog

3 riscos logísticos em armazéns que você precisa evitar

3 riscos logísticos em armazéns que você precisa evitar

O que você acha de começarmos conceituando os riscos logísticos? Na experiência da SECLIEN, o risco logístico são todos aqueles “problemas” que trazem prejuízo financeiro ou pessoal para o seu negócio.

Os riscos logísticos são ameaças em diversas áreas do seu ramo de atividade, seja ele transporte, armazenamento, remessa e gerenciamento de estoque, bem como riscos de gerenciamento em todos os níveis, incluindo os riscos associados a funções de logística e operações da cadeia de suprimentos.

Mas calma, eles podem e devem ser evitados!

Um risco logístico pode acontecer através de um desastre natural, uma situação de insegurança que coloque a vida do seu colaborador em perigo, multas por não cumprimento de determinadas leis, ou seja, diversas situações que ocorrem durante o processo logístico de qualquer empresa, mas que podem ser facilmente identificadas e neutralizadas.  

Listamos aqui apenas três dos erros mais comuns de ocorrer no dia a dia.

 

1. Armazenamento inadequado de mercadorias

Não é somente o armazenamento das mercadorias, mas muitas vezes o layout do armazém também compromete e muito o risco do seu negócio, seja ele humano ou material.

Temos alguns artigos no blog que tratam sobre diversos pontos que você pode trabalhar em seu armazém.

As quedas dos mais variados tipos também são um risco no dia a dia das operações logísticas em armazéns.

Um funcionário cair devido ao chão estar escorregadio, sujo ou tropeçar em objetos mal localizados é um exemplo.  Também tem as quedas de empilhadeiras, elevadores e escadas.

 

2. Avaria ou extravio de mercadorias

O que mais os clientes finais reclamam em redes sociais é quando um produto vem com avaria. E os gestores de armazéns sabem muito bem o quanto as suas equipes são dedicadas e cuidadosas desde o manuseamento até a carga.

Mas ainda assim é preciso muito cuidado. Lembre-se de que treinamento e procedimentos claros precisam ser passados a todo momento para as equipes.

Abordamos no post do blog “Você sabe o que é eficiência operacional em armazenagem?” sobre a eficiência em armazéns, se você ainda não leu, clique aqui e leia agora mesmo.

A falta de limpeza e a má iluminação do seu armazém também pode acarretar em avaria dos produtos, algum funcionário pode esbarrar em objetos, por exemplo. A má sinalização das vias e a iluminação também podem prejudicar os operadores das empilhadeiras.

Escolha sempre os equipamentos ideais para o manuseio das mercadorias em seu galpão logístico.  Mantenha sempre a equipe bem informada, treinada e motivada. Observe sempre a ergonomia da atividade.

A Logística é sinônimo de: informação certa, prazos certos, picking certos e etiquetagem certa. Todos estes pontos derivam para o sucesso na atividade.

É certo que a equipe treinada, em boas condições de trabalho e estrutura é fundamental, porém somente a tecnologia aplicada à operação estabilizada poderá trazer a eficácia necessária.

 

3. Problemas mecânicos em equipamentos

Sejam os equipamentos de informática ou empilhadeiras, o importante é manter a manutenção em dia.

Pode parecer lugar comum abordar esse tópico, mas muitos acidentes ocorrem principalmente por falta de manutenção de equipamentos e falta de treinamento adequado.

Essas três dicas podem se desdobrar em uma infinidade de argumentos e observações sobre o tema, em todos os nossos artigos aqui no Blog sempre trazemos dicas valiosas sobre o universo da logística.

Mas também não é para menos, já que a SECLIEN tem mais de 25 anos de experiência em gestão logística, inventário de estoque e inventário patrimonial.

 Buscando uma empresa especializada na gestão de projetos logísticos?

A SECLIEN em seus 25 anos operando na gestão logística já presenciou diversos cenários e sempre manteve a excelência no atendimento.

O desafio da SECLIEN sempre será trazer o melhor resultado: diminuindo os custos e aumentando os lucros do seu negócio.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Search

Categorias