Uma empresa é formada por diversos subsistemas que se alimentam e coexistem sempre na dependência de que os outros subsistemas trabalhem perfeitamente em consonância entre si.
Os setores de almoxarifado e expedição não seriam diferentes, são subsistemas importantíssimos dentro da cadeia operacional do seu negócio, que demanda atenção e muitos cuidados, seja você proprietário, gerente ou diretor.
Administrar o seu setor de almoxarifado e expedição com funcionários orgânicos tira o foco da sua atividade principal e divide a atenção da empresa com setores estratégicos. A Seclien entende perfeitamente que é o foco em setores estratégicos que traz os melhores resultados para a empresa. Se os gerentes e diretores do seu negócio dividem a atenção dos setores estratégicos como marketing, desenvolvimento de novos produtos, atendimento, pesquisas de mercado para conhecer melhor o cliente final com a gestão logística ineficiente, isso pode acarretar um risco para toda a empresa.
O setor logístico, almoxarifado e expedição, agregam custo ao produto, geralmente. Pensar em terceirizar o setor logístico da sua empresa é uma jogada positivamente estratégica. Para que essa jogada seja realizada de forma positiva é importante escolher um parceiro que tenha experiência e vivência no setor.
O almoxarifado e expedição é o core business da Seclien, a empresa atua com energia em mitigar qualquer gargalo e foca na eficácia do processo:
- Estoque / Inventários;
- Informações confiáveis / Gestão a vista;
- Diligenciamento de compras e entregas;
- Regras / Procedimentos;
- Segurança de dados e no trabalho;
Essa divisão de responsabilidades faz com que você atue nos pontos principais das atividades da sua organização.
Você sabe como identificar gargalos e falhas que podem comprometer o seu setor de almoxarifado e expedição?
Essa é a pergunta que vale 1 milhão! Você confia nas informações que chegam até você? Percebeu um alto nível de ruptura nos seus inventários? Observou que o prazo planejado não atende o seu cliente? O custo de operação elevado e com baixo índice de entrega é outro ponto que necessita ser considerado. E são esses casos que acendem a luz vermelha no setor logístico da sua organização.
Chegou o momento de terceirizar
Agora que você já identificou os gargalos na sua operação logística de almoxarifado e expedição, então chegou a hora de pensar em terceirizar o seu setor.
E infelizmente a terceirização da gestão de almoxarifado e expedição surge quando os seus clientes começam a reclamar, a diretoria percebe que está perdendo mercado e se tornando menos competitivos.
A carência de trabalhar com uma equipe especializada e a insegurança das informações contribuem para a tomada de decisão em contratar uma terceirizada para cuidar da gestão de suas operações logísticas.
Escolha a terceirizada certa
O momento de escolher a terceirizada certa para a gestão da logística de almoxarifado e expedição da sua empresa requer a observação de alguns pontos importantes. A começar pela saúde financeira da empresa que será a sua parceira nessa gestão logística.
Outros dois pontos importantes precisam ser observados, que são as questões fiscais e trabalhistas desse parceiro.
Agora que você já tem segurança nessas questões, analise o currículo da empresa, o tempo de experiência no mercado e dentro do segmento. Estude a estrutura organizacional desse parceiro e o alinhamento das suas expectativas com o que a terceirizada em gestão de logística oferece.
Os benefícios da terceirização da gestão de almoxarifado e expedição
Nos parágrafos anteriores você aprendeu a observar os problemas de uma gestão de almoxarifado falha e a expedição orgânica. Também viu alguns pontos importantes para observar que devem influenciar você na decisão de escolha da terceirizada ideal para o seu negócio. Caso queira saber mais sobre o assunto indico a leitura de outro post nosso: Logística In House: como escolher a terceirizada ideal.
Fique atento aos seguintes benefícios que a sua empresa terá ao terceirizar a gestão de almoxarifado e expedição:
- Menor índice de ruptura;
- Melhor acuracidade do estoque (estoque físico = estoque sistema);
- Melhor planejamento de compra e melhor entrega ao cliente final;
- Alto nível de informação;
- Segurança e inovação de processo;
- Maior tempo para atuar no negócio principal;
E qual seria o prazo de retorno sobre esse investimento?
Muitos clientes nos questionam sobre esse assunto durante as nossas reuniões de apresentação da Seclien. Os clientes querem saber de imediato o prazo médio do retorno de investimento da contratação de uma empresa terceirizada para a gestão de almoxarifado e expedição.
A Seclien consegue desde o primeiro mês e com base em nossos KPIs, que fornecemos ao cliente, demonstrar as melhorias nos processos e resultados.
Os setores de logística são altamente quantitativos e com alto valor agregado com isso podemos exemplificar de forma rápida e muito assertiva os seguintes pontos:
- Melhor plano de compra;
- Menor taxa de ruptura;
- Menor índice de parada de máquinas;
- Ocupação de espaço com layout otimizado;
O cliente terá sempre a garantia e confiança que receberá as informações corretas e preventivas.
Como a Seclien atua na gestão de almoxarifado e expedição?
Com mais de 25 anos atuando no mercado logístico a Seclien já tem todo o monitoramento e mapeamento de processos que são adaptados ao perfil de cada cliente.
Inicialmente a Seclien faz todo um trabalho forte com o nosso RH para escolher os profissionais certos que formarão a equipe. O RH da Seclien está alinhado com a diretoria e o perfil do cliente, para sempre trazer os colaboradores mais comprometidos e competentes.
Montamos uma equipe multidisciplinar, mesclando profissionais experientes com colaboradores mais novos. O que torna o time mais forte e coeso.
Já no âmbito operacional das nossas atividades dentro do cliente, a Seclien trabalha com a verificação de procedimentos e instruções de trabalho já existentes e atua no reconhecimento de gargalos, como:
- Endereçamentos;
- Layout;
- Fluxo de processos;
- Implementação da curva ABC de consumo e de valor de estoque;
- Somente depois destas informações serem obtidas e analisadas, atuamos na informatização do processo com a utilização de código de barras, coletores, WMS e etc.
O desafio da Seclien
A Seclien em seus 25 anos operando na gestão logística já presenciou diversos cenários e sempre manteve a excelência no atendimento.
O desafio da Seclien sempre será a venda do produto. Por ser um serviço, o nosso cliente deverá dar o voto de confiança para a Seclien e acreditar no processo. Voltar a priorizar a operação é uma tarefa árdua e complicada. Existe a concorrência, porém é saudável quando se tem competência.
Milhares de dólares em produtos sob a responsabilidade de Seclien
Sabe-se que a Seclien ficará responsável por milhares de dólares em produtos do cliente ao gerenciar a gestão de almoxarifado e expedição. Talvez você se pergunte: Quais são as seguranças do cliente ao deixar esse patrimônio nas mãos de uma empresa terceirizada?
Esta segurança é dada somente a uma empresa com boa classificação, ótima índole e competência.
A seleção de colaboradores técnicos e capacitados fecham o ciclo da segurança. Os nossos indicadores mensais demonstram os parâmetros contratados e correções de rotas preventivas.
E concluindo, a Seclien está calçada com seguros assinados com as principais seguradoras do país, para eventos imprevisíveis.
Conclusão
Não é fácil escolher uma empresa terceirizada para cuidar da gestão de almoxarifado e expedição do seu negócio, mas a Seclien acredita que com as informações que dividimos com você nesse artigo, sejam suficientes para orientar e sinalizar o melhor caminho na sua decisão.
Caso você ainda tenha alguma dúvida ou queira conhecer melhor o portfólio de serviços da Seclien entre em contato e agende uma reunião.
Será um prazer atender você.