Blog

A Importância de um projeto logístico para o seu negócio

A Importância de um projeto logístico para o seu negócio

Trabalhar com projetos é sempre um desafio sem igual, aqui na SECLIEN nos deparamos com diversas situações, já são mais de 25 anos atuando no planejamento e na execução de projetos logísticos, temos um portfólio com mais de 1500 projetos executados.

Os nossos especialistas em logística se desdobram para oferecer as mais arrojadas soluções em projetos logísticos do mercado. E tudo isso independente do seguimento de mercado que o cliente atue.
Muitos de nossos clientes, antes de fecharmos contratos chegam cheios de dúvidas e questionam a necessidade de investir em projetos logísticos, uma vez que já atuam no setor em seus respectivos mercados.

Mas é muito importante sempre avaliar a saúde da logística do seu negócio. Geralmente o foco está disperso e somente uma empresa com experiência em processos logísticos pode observar os ajustes necessários e pontuais. Além de oferecer as melhorias de processas que o seu modelo atual de gestão de logística necessita.

Revisão dos processos logísticos

 

Já não é de hoje que observamos que todos os mecanismos de trabalho operam com foco em performance e resultados, e com os projetos logísticos não tem como ser diferente.
Por isso é necessário que exista uma revisão periódica dos projetos logísticos da sua empresa.

Na SECLIEN chamamos de “Manutenção de Processo”, onde nossos experts em logística analisam minuciosamente os dados obtidos durante um período e utilizando-se de indicadores e com base em uma equação: metas sugeridas x alcançadas conseguimos mensurar a necessidade de revisão desses processos e agir nas melhorias necessárias para cada caso.

Através da nossa Manutenção de Processos conseguimos estipular a data de validade de um determinado projeto logístico. A data de validade de um projeto logístico depende muito de alguns fatores, como a duração desse plano, ou seja, se ele foi projetado para curto, médio ou longo prazo.

Como a logística é baseada em objetivos quantitativos e qualitativos, quando um planejamento é bem executados, esses índices tendem a ter um crescimento contínuo.

As fases de um planejamento logístico

 

A SECLIEN com seus mais de 25 anos oferecendo o que há de melhor em terceirização de serviços logísticos, conseguiu definir um modelo enxuto e muito eficiente com base em quatro fases, onde nossos especialistas em logística se empenham ao máximo e estão a todo o momento revisando e trazendo novas tecnologias para os projetos atendidos.
As fases do planejamento logístico implantado pela SECLIEN compreende os seguintes quesitos:

A) Mapeamento;
B) Identificação de gargalos;
C) Mensurar esforços aos gargalos;
D) Recursos destinados para cada etapa;
E) Responsabilidade;
F) Cronograma de entrega

Quando nossos especialistas levantam esses dados e entregam cada uma das etapas do processo logístico para o cliente, a SECLIEN está sempre monitorando e avaliando a necessidade de melhorias e resultados para uma dessas fases.

Erros comuns que impactam um projeto logístico

 

Erros comuns que impactam um projeto logístico
Erros comuns que impactam um projeto logístico

A Logística é um universo amplo de possibilidades de trabalho e desempenho de atividades, o que pode começar no Planejamento de Suprimentos e finalizar na entrega do destino final, uma cadeia imensa de pessoas e processos estão envolvidos.

Para que esse universo logístico funciona a SECLIEN adota como lema de trabalho: Pense global e aja local! Ou seja, analisamos a cadeia completa de atividades e tratamos as etapas.
Quando pensamos em logística interna é necessário tratar os seguintes níveis: o recebimento, a movimentação, o almoxarifado, o abastecimento, o picking e packing, a expedição e a distribuição.
Todas essas etapas são distintas e possuem as suas próprias particularidades, porém são interdependentes.

Com tantas particularidades e pessoas envolvidas os erros são passíveis de ocorrer, muitas das vezes por falta de planejamento no mapeamento dos processos. Também é possível que a pouca experiência, por parte das empresas para identificar gargalos também seja apontado como fator determinando para falhas.

Mas geralmente o que mais acontece é a dificuldade do contratante em implementar projetos de logística. Alta rotatividade de gestores internos, o que acarreta em constantes mudanças na diretoria da empresa são fatores que levam a erros e desalinhamentos dentro da filosofia e implementação dos projetos logísticos.
Isso nos leva para outro ponto a ser discutido…

Cenários problemáticos

 

Além dos erros comuns e citados anteriormente que podem levar a projetos logísticos mal executados há também alguns cenários que levam a prejudicar um um bom planejamento logístico. Entre os cenários mais comuns estão a mudança de local de armazenagem, mudança ou implementação de sistemas, baixo nível do serviço, alto custo x baixo nível de serviços, falta de experiência no assunto, entre outros…

As boas práticas adotadas pela SECLIEN

 

O alinhamento da experiência de mais de 25 anos oferecendo projetos logísticos de alta performance da SECLIEN com a nossa formação técnica além dos conhecimentos de processos contribui e muito para avaliar e destacar as melhores soluções para os nossos clientes.
A certeza que os nossos clientes estão em comunicação direta com nossos especialistas é fundamental para o sucesso dessa parceria.
Os nossos clientes contam com o know-how de uma empresa que atende vários segmentos com a mesma destreza e qualidade.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Search

Categorias