Blog

Intralogística: como funciona e por que implantar

Intralogística: como funciona? Por que implantar?

A logística foi um dos principais mercados em expansão nas últimas décadas, principalmente graças ao aumento exponencial do e-commerce e do crescimento tecnológico no setor industrial brasileiro. 

Quando usamos o termo logística, essa palavra traz um amplo significado, que engloba dezenas de processos e atividades, porém podemos ir direto ao núcleo desse setor dentro de uma empresa. E esse núcleo chamamos de intralogística. Podemos simplificar dizendo que seria o coração e o cérebro da logística.

 

O que significa Intralogística?

 A intralogística é o cenário perfeito de uma operação logística dentro do armazém, ela ocorre quando todos as suas ações funcionam de forma síncrona e seguindo os padrões estabelecidos: desde o recebimento dos materiais, o fluxo que esse material percorre dentro dos seus processos de atividades até o estoque de forma planejada para que garanta a excelência do seu negócio. 

Também conhecida como logística “in house”, a intralogística engloba ações importantes na movimentação de mercadorias, seja em centros de distribuição, armazéns ou dark stores. 

A intralogística na prática

As falhas são comuns em qualquer operação e na logística não seria diferente,  essas irregularidades prejudicam praticamente todos os setores da empresa.  Caso o seu fluxo de atividades e demandas diárias não for bem planejado e executado, erros podem afetar desde a equipe que descarrega os caminhões até quem lida com o consumidor final. 

Caso o seu negócio não conte com uma boa equipe de gestão das operações de intralogística, podem ocorrer falhas que afetarão processos importantes da sua cadeia logísticas, tais como:

  • Estocagem de produtos;
  • Picking e Packing;
  • Automações de processos;

Só para citar alguns, já que as variáveis são muitas.  Mas não se assuste, diversas vezes você já faz isso, mas não se deu conta ainda. 

Devido ao seu crucial fator estratégico para a sua organização, a intralogística demandará ações multidisciplinares, ou seja, profissionais de toda a empresa deverão entender os processos e a sua comunicação com os demais setores será crucial.

E para começar a trabalhar com o conceito de intralogística é importante que a sua equipe de gestão logística esteja afinada com as mais recentes metodologias do mercado, sistemas de automação de processos modernos, tecnologias de automação, criação de indicadores relevantes aos processos e principalmente sistemas integrados de trabalho. 

A comunicação com os demais setores da empresa, com outros parceiros comerciais do seu negócio ajuda a melhorar os processos, identificar gaps e evitar gargalos, atrasos e erros.

Planejamento é a palavra chave

Com uma equipe de gestão em intralogística bem apurada, todo o planejamento do negócio é realizado de forma abrangente.

Faz parte de um bom planejamento a criação de rotinas de trabalho e a garantia de execução dessas tarefas. 

Lembre-se sempre que a otimização dos processos, reavaliação dos cenários e a constante comunicação com os setores da empresa serão atividades contínuas para a excelência na execução e manutenção das atividades de intralogística.  Esse comportamento faz com que você erre menos e mantenha a produtividade em alta.  

 

As vantagens da intralogística

Quando você investe em intralogística precisa ter em mente que esse é um setor mais do que estratégico para o seu negócio. Sendo assim, as vantagens que o lastro dessas atividades carregam é muito amplo, mas vale ressaltar alguns pontos, como:

 Menos despesas e mais economia: 

Qual é a empresa que não tem como um dos pontos chave do seu negócio a diminuição dos custos e o aumento nos lucros? E sem dúvida que as otimizações de rotinas trazidas pela adoção dos métodos de intralogística farão com que os desperdícios sejam cada vez menores.

Melhoria nos KPIs da empresa:

Conquiste as metas que a sua empresa sempre almejou. Com práticas mais afinadas e rotinas gerenciais específicas dentro dos armazéns aproveitando melhor o tempo e os recursos disponíveis.  Assim o seu time terá um aproveitamento muito maior de mão de obra, bem como uso dos equipamentos e maquinários. 

 

Tecnologia é a palavra de ordem:

A automação de processos e um investimento assertivo em tecnologia diminuirá e muito os erros e gargalos de sua operação. 

 

Mas como alcançar todos esses pontos? A terceirização pode ajudar

Seria cômodo e muito fácil em um artigo produzido por uma empresa que trabalha com terceirização logística dizer que esse é o melhor caminho.  Mas tente avaliar alguns cenários que vou sugerir. 

O primeiro cenário você precisa fazer uma pergunta a si mesmo: quem tem mais experiência, uma equipe orgânica, que já caiu nas rotinas do dia a dia do seu armazém? 

O segundo cenário é: Uma equipe que passa por treinamentos constantes e desafios dos mais diversos, que já tratou de inúmeros clientes diferentes e nichos de mercado também diferentes?

Acredito que você refletiu e focou mais no segundo cenário, não é mesmo?

 

O papel de uma empresa terceirizada na gestão intralogística do seu negócio

Chegamos no ponto fundamental desse artigo, pois já deixamos claro que a intralogística é o núcleo da logística, são esses processos que garantem a saúde da sua empresa. Mas talvez você se pergunte: Mas é possível terceirizar essa atividade?

Não só possível, mas como necessário! O interessante em se trabalhar com uma empresa terceirizada para gestão intralogística do seu negócio é que essa empresa já carrega anos de experiência com processos logísticos, métricas afiadas e tecnologia necessária para identificar e corrigir qualquer falha nessa área.  Tecnologia essa que já foi implantada e testada à exaustão em diversos cenários diferentes.

E não tem como falarmos de terceirização logística sem abordarmos os mais de 25  anos de experiência da SECLIEN nessa atividade. Com centenas de projetos executados e milhões de dólares em mercadorias sob a sua responsabilidade, a SECLIEN tem um grande  know-how para gerir e parametrizar processos. 

 

Conclusão

Quando você pensar em intralogística, seus processos de implantação e principalmente falhas e redundâncias, pense na SECLIEN como a solução em gestão e manutenção de processos de intralogística.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Search

Categorias