Blog

Setor Logístico: Balanço de 2022 e desafios para 2023

Setor Logístico: Balanço de 2022 e desafios para 2023

Os anos de 2021 e 2022 foram marcados de forma acentuada por acontecimentos históricos que acarretaram uma intensa crise mundial: a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Estes dois fatores juntos possuem um potencial muito grande para causar recessões, falta de abastecimento, impactos econômicos e de empregabilidade. Entre outros diversos fatores humanos, que todos nós já conhecemos.  Foram anos difíceis, inclusive na situação política brasileira.

  Contudo, quanto a Terceirização de Gestão Logística, principalmente no perfil que a SECLIEN oferece ao mercado, ou seja, atuando na Gestão Logística in house: com mão de obra qualificada, voltada a resultados e alto nível de performance, não fomos fortemente impactados.

  Quando há uma crise, a melhor forma de transpô-la, principalmente quando focamos no âmbito corporativo, é inovando!  Seja com tecnologia, diversificação de mercado ou melhorias de processos; as empresas necessitam tomar ações para mudar ou amenizar os impactos. 

Neste sentido, a SECLIEN foi acionada por vários segmentos da indústria e do comércio nacional, que procuravam ajustar os seus processos, informações, profissionalização, custos x benefícios, etc. Principalmente para os períodos pós crise. 

Como resultado, em 2022 a SECLIEN cresceu 23% em faturamento, e principalmente, mantendo os seus clientes com alto nível de satisfação.

  A SECLIEN oferece ao mercado outras opções de Gestão Logística e Serviços, como: Inventário Patrimonial – para todos os segmentos e Facilities, a partir de 2023.

  Com mais de 25 anos atuando no mercado logístico, a SECLIEN, que está inserida no setor de serviços, segue acompanhando o crescimento dessa categoria, que é um dos principais segmentos da economia brasileira, apresentando crescimento acima de 2 dígitos em 2022. De acordo com matéria publicada no site Folha de São Paulo em setembro de 2022: 

O setor de serviços cresceu 1,3% no Brasil no segundo trimestre de 2022, frente aos três meses imediatamente anteriores, informou nesta quinta-feira (1º) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado é reflexo de fatores como a continuidade da retomada dos serviços presenciais, melhora no mercado de trabalho, medidas de estímulo (FGTS e antecipação do INSS) e crescimento do crédito, segundo o IBGE. A alta da inflação no período e o aumento dos juros jogaram no sentido contrário.

Os serviços formam o principal setor do PIB (Produto Interno Bruto) pela ótica da oferta, com peso de cerca de 70%. No segundo trimestre deste ano, o PIB cresceu 1,2% em relação ao trimestre anterior.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/09/setor-de-servicos-o-principal-do-pib-cresce-13-no-segundo-trimestre.shtml

Os desafios para 2023

Um novo governo surge no horizonte brasileiro, com ele novas políticas econômicas e desafios já há muito tempo conhecidos pelos empresários brasileiros. 

De acordo com matéria publicada na CNN em agosto de 2022: “O mercado de galpões e condomínios logísticos aqueceu com o fortalecimento do e-commerce no Brasil e bateu recordes históricos no segundo trimestre de 2022.

O número representa um aumento de 0,22% em relação ao 2º trimestre de 2021 (recorde anterior), e de mais de 384% em relação ao 2º trimestre de 2019. Segundo o setor, esse cenário foi impulsionado pelo crescimento do e-commerce durante a pandemia.”

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/com-crescimento-do-e-commerce-setor-de-galpoes-logisticos-tem-recordes-em-2022/

A manutenção da taxa cambial e os juros, se mantidos no ano de 2023 aquecerão ainda mais o setor de e-commerce, bem como as demais atividades industriais do país.

Acreditamos que 2023 será um ano muito promissor, principalmente para o setor de serviços, que é o nosso caso, onde as empresas buscarão ainda mais se adequar às demandas futuras e as retraídas dos anos anteriores, focando com mais intensidade no seu core business.

Eduardo Costa – CEO SECLIEN

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Search

Categorias