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Você sabe o que é eficiência operacional em armazenagem?

Você sabe o que é eficiência operacional em armazenagem?

Para o consumidor final, aquele que realiza a sua compra pelo site de uma grande marca do mercado, ele não faz ideia de todo o trajeto que o produto passa até chegar em suas mãos. E se porventura esse produto vier trocado? Provavelmente a reclamação desse consumidor cairá sobre o varejista e esse problema vai escalonando até chegar na equipe do armazém. Certo?

Mas quem está à frente da gerência e da gestão operacional de armazéns sabe muito bem o quanto de esforço e determinação esses profissionais dentro do armazém empenham em seus afazeres para que possam cumprir prazos, que muitas das vezes são impostos pelas grandes marcas e e-commerce.

É papel da gerência operacional logística do seu negócio melhorar a eficiência do seu armazém.  Mas como você pode melhorar a eficiência operacional do seu armazém?

 

Os obstáculos de um armazém logístico

Já abordamos aqui no Blog de diversas formas as dificuldades que um armazém logístico enfrenta no seu dia a dia de operação. Entre os mais comuns estão a desorganização do estoque, a redundância e problemas com layouts.  E com tantos obstáculos, manter a eficiência e o padrão é uma tarefa árdua.  Sem contar o aumento das demandas sazonais, que estressam as equipes.

Mas sem dúvida o foco do seu time é entregar os melhores resultados e atender às expectativas da diretoria, ou seja, diminuir os custos de operação e aumentar a receita do negócio.

 

Tecnologia: forte aliada na eficiência operacional

Lucro e economia são duas palavras que sempre andarão juntas durante as suas operações. Você só saberá realmente quando a sua eficiência logística do armazém está no caminho certo quando os lucros da operação forem maiores que os custos operacionais.

Mas como um armazém é composto de diversos níveis de operação, que incluem partes físicas, partes móveis,  veículos, operações humanas e etc, para que você tenha controle disso tudo e saiba visualizar os pontos críticos dessa operação, você deve fazer uso da tecnologia.

Com isso em mente procure um software de gerenciamento de depósito (WMS), esse tipo de tecnologia vai ajudar você a ter precisão e agilidade nas tomadas de decisão.

Alimentado com dados em tempo real e emitindo relatórios precisos, esses softwares são capazes de prever colapsos e trazem alertas para quais KPIs você deve dar mais atenção.

Principais indicadores logísticos que os softwares de gerenciamento de depósito poderão te ajudar:

  • Quantidade de posições, palletes disponíveis x necessário (% de ocupação);
  • Lead time de separação de pedidos;
  • Lead time de carregamento de veículos;
  • Acuracidade do estoque (estoque físico = estoque sistêmico)
  • Assertividade do Estoque (estoque físico – endereço sistêmico)

 

Caso você não tenha um software de qualidade ou não tenha a certeza que a sua empresa está atualizada tecnologicamente, saiba que você pode contratar uma consultoria logística para avaliar o cenários do seu negócio e oferecer o que há de melhor em tecnologia para gerenciamento de armazéns no mercado.

Isso sem contar todo o suporte e a assessoria de uma consultoria que está há anos no mercado e com soluções para os mais diversos segmentos.

 

As 3 vantagens de eficiência operacional

Já abordamos que a tecnologia é um quesito competitivo para que você tenha uma visão analítica do cenário da sua empresa.  E quando você aplica tecnologia no seu negócio e divide a informação com a sua equipe pode ter certeza que em pouco tempo os benefícios dessa prática já são tangíveis.  Entre esses benefícios, estão:

  1. Custos de operação, acidentes e erros reduzidos;
  2. Equipe motivada. Agora que você investiu em tecnologia da informação e com posse dos dados, sem dúvida você vai transmitir com muito mais clareza e de forma mais assertiva os objetivos e as métricas para a sua equipe. Equipes errando menos formam um time mais feliz e engajado com as metas da empresa. E estudos comprovam que funcionários felizes tendem a vestir muito mais a camisa da empresa, com isso a troca de funcionários reduz e muito.
  3. A experiência do seu cliente final. Sabe aquele cliente que abordamos no início deste artigo? Então, esse cliente é um dos beneficiados pelas novas abordagens operacionais do seu armazém. Agora ele recebe o produto dele dentro do prazo e sem avarias.

 

É possível calcular a eficiência operacional de um armazém?

Essa é uma pergunta que você deve se fazer ou se já não a fez. Então nem pense em já sair alterando tudo no seu armazém só porque leu quatro ou cinco artigos na internet.

Você aprendeu nesse artigo que tem a tecnologia como aliada para gerar relatórios precisos.

Aprendeu também que pode contratar uma empresa especializada em consultoria logística para auxiliar você nas tomadas de decisões.

Já comece agora mesmo uma auditoria completa em seu armazém.  Avalie a capacidade real do armazém, observe junto aos gerentes se o layout atual atende a demanda, taxas de transferências e seus sistemas.

Com os relatórios das auditorias em mãos chegou a hora de se reunir para discutir os números obtidos e definir metas e prazos.

Reúna as equipes, os gerentes do armazém, escute o que eles têm a dizer e quais perspectivas que esse time tem para as operações do seu armazém e para as métricas da sua auditoria.

Trace as metas e KPI´s exclusivos para cada setor. E comece as mudanças e adaptações pelos setores mais problemáticos.

 

Você não está sozinho na busca da eficiência operacional do seu armazém

Busque um parceiro especializado em eficiência logística e enfrente com ele os desafios do seu armazém. Manter uma equipe orgânica atualizada e sempre com o gás necessário para enfrentar o dia a dia de um armazém não é tarefa fácil.

E nós aqui da SECLIEN sabemos muito bem disso. Os nossos mais de 20 anos de experiência sólida no mercado de logística nos colocou nos mais diversos cenários imagináveis.

Sendo assim, você pode contar  com o nosso time de especialistas para consultoria em logística com a implantação e gestão de processos logísticos.

A SECLIEN atua em todas as áreas em que terceiriza atendendo os seguintes requisitos:

  1. Mapeamento do Processo Atual do seu armazém;
  2. Análise de Pontos Críticos;
  3. Plano de ação e cronograma de atividades;
  4. Procedimento – KPI’s – Resultados
  5. Mensuração e definição de equipe
  6. Implantação e execução de Inventários Rotativos e Geral
  7. Melhorias de processos com equipamentos e ferramentas de gestão
  8. Entre outras ações.

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